LEITURA PARA CRIANÇAS:BIBLIOTECA LEITURA NA PRAÇA - SIBAÚMA RN


Fotografias das crianças e mães em atividades na biblioteca ( leitura, jogos, pintura, ouvindo histórias),hora do lanche.


BIBLIOTECA LEITURA NA PRAÇA


Sibaúma é um vilarejo situado em Tibau do Sul, à poucos quilômetros da famosa praia da Pipa. Originado de um antigo quilombo, Sibaúma é habitada há aproximadamente um século e meio por descendentes de escravos fugidos ou forros. Lá se encontra uma praia selvagem quase inabitada, e belas paisagens que misturam mar, rios, dunas e muitos coqueiros. A pesca é uma das suas principais atividades, mas o turismo já está chegando ao local, e a cidade já conta com algumas pousadas, bares e barracas de praia. E é neste pequeno vilarejo que encontramos a Biblioteca Leitura na Praça.


O projeto Biblioteca na praça de Sibaúma começou alguns anos atrás, quando a sua idealizadora Marizé e mais 2 amigas saíam nas praças, levando livros e lendo historias para as crianças de quatro Distritos do município de Tibau do Sul. Após receberem uma grande quantia de livros infantis, veio então a ideia de abrir uma biblioteca em um desses locais. Logo surgiu a oportunidade de se instalarem em Sibaúma, e com ajuda de doações foi criado assim um ponto fixo para a biblioteca, inaugurada então em Fevereiro do ano 2000.

Durante esses anos todos, a biblioteca passou por mudanças desde o seu local, passando por diferentes formas de receber contribuições, mas sempre focada no objetivo principal sonhado pela Marizé: levar a leitura, as artes, o aprendizado e o saber para as crianças!


Hoje a biblioteca se mantém com a ajuda de voluntários e da própria Marizé ,de forma que a biblioteca já está há 2 anos neste atual local. Lá, as crianças vão duas vezes por semana para passarem a tarde lendo, desenhando e se divertindo! Também ocorrem oficinas , lanche e contação de histórias. Uma dessas oficinas de arte ocorre nas sextas-feiras pela manhã, quando um professor vai até lá pra dar as aulas!


Para este ano de 2021 a Marizé tem planos de aumentar a oferta de oficineiros, objetivando assim abrir o espaço em mais dias da semana, esse é o grande desejo da idealizadora deste lindo projeto:


"Eu adoraria que o local fosse aberto também outros dias da semana, com outras oficinas...seja com dança, capoeira, etc. Isso é o meu grande sonho!"


Outra nota muito importante sobre o local, é que além de inserir as crianças no universo dos livros e das artes, as famílias das crianças são beneficiadas e também desfrutam do trabalho desenvolvido pela Marizé. Lá, as mães também participam das atividades! Inclusive no dia em que fui fotografar, tive a alegria de registrar a mãe, a avó e os netos, todos pintando e se divertindo juntos no mesmo espaço!


A Biblioteca mostra assim então o enorme beneficio proporcionado à essas famílias e a comunidade. Todas as atividades são coordenadas ou executadas pela própria Marizé, que faz questão de estar sempre presente em tudo, conhece todas as crianças e suas particularidades , e segue muito feliz com a sua trajetória!


COMO AJUDAR?


  • A Biblioteca está precisando de "oficineiros" que possam levar algum tipo de atividade e aprendizado para as crianças.(como aulas música, dança, esportes ,etc.) Então se você desejar contribuir levando seu conhecimento e diversão para essas crianças, será muito bem vindo!! ( Importante: A Marizé se disponibiliza em conseguir hospedagem na Pipa para estes oficineiros, se for preciso. )


  • Doando materiais: material didático e de artes, tais como pincéis, tintas á base de água e papel para aquarela. Importante: esses materiais são muito usados e rapidamente se desgastam, além de serem mais dispendiosos.


  • Doações de alimentos para o lanche das crianças sempre são muito bem vindas!


  • Para entrar em contato com a Marizé: telefone: (84) 9110-5647



  • Compartilhe esse post sobre o trabalho da Marizé em suas redes sociais, usando os links de compartilhamento no final desse post, ou tire um print e compartilhe!! Ajude!


#projetoempatia #bibliotecanapraça #leitura #livros #tibaudosul

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROJETO EMPATIA E AJUDE VOCÊ TAMBÉM!

- Conheça mais sobre as causas onde os trabalhadores atuam, descubra como você também pode ajudar, e muito mais! Visite: www.projetoempatia.com ,compartilhe os posts e nos ajude a divulgar o trabalho!

- Divulgue esse post nas suas redes sociais!! Basta clicar aqui nos botões de compartilhamento no final do post, ou printar e postar no seu Instagram!

- Conheça mais sobre a importância dos livros na vida das crianças clicando AQUI


©Ana China 2021 - fotografia  |  projetoempatia

Todos os direitos reservados. Copyright anachinaphotography. Todas as imagens deste site são protegidas pelo Art. 7; inc. VII da Lei 9610/98 de direitos autorais. Nenhuma foto pode ser reproduzida sem autorização prévia.