APOIO A RECUPERAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS E PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA: CASA DE APOIO A SAMARITANA

Fotos realizadas durante ação social de visita e entrega de mantimentos realizada pelo grupo Sementes do Bem. Nas fotos: Dragão em momentos com os voluntários do grupo, internos e instalações da casa de apoio. Fotografias: Ana China.

CASA DE APOIO A SAMARITANA


Como já citado AQUI no nosso site, o grupo Sementes do Bem atua em diversas causas, sempre apoiando e levando ajuda e amor pra quem precisa. Ao tomar conhecimento de uma nova "missão" em que possam colaborar, o grupo se reúne e traça estratégias para melhor atender a quem precisa, se organizando para levarem alimento, roupas, lençóis e etc. (de acordo com cada demanda específica.)


E foi através do Sementes do Bem, quando o Projeto Empatia os acompanhou em sua primeira ação do ano, que conheci a Casa de Apoio A Samaritana. A casa é uma das ações sociais que o grupo apoia e colabora.


A casa de apoio fica em Extremoz-RN e funciona sob a organização do Cláudio Robério, conhecido por todos como Dragão.

O Dragão tem um imenso coração. Muitas vezes quem o vê pela primeira vez ,tende a o julgar pela sua aparência exótica e não imagina que atrás de tantas tatuagens e piercings existe uma pessoa de fala mansa e personalidade solidária; e que motivado pelo envolvimento de um amigo nas drogas, decidiu ajudar pessoas a se restabelecerem de seus vícios.

A casa foi criada por ele em 2009 ( anteriormente com outro nome), e desde então vem servindo como um importante local de apoio á homens (de qualquer idade ou religião) que tentam sair da situação de risco ( seja drogas, álcool, situação de rua e etc.)


A casa já chegou a ter 59 abrigados, hoje está com 8 homens. A rotatividade é grande pois, como todo sistema de internato consciente, o homem precisa ter a consciência de querer ficar internado por opção própria.(caso ele deseje sair, ele assina um termo de desligamento).Os internos não são obrigados a pagarem pela sua estadia, e casa não possui nenhum vinculo governamental e nem com empresa privada. Funciona exclusivamente através de doações.


O local apesar de humilde e simples, é muito organizado! Possuem regras e horários fixos para todas as atividades; tudo para o bom funcionamento da casa e também para auxiliar na sua recuperação. O dia deles começa cedinho, e logo após a reunião matinal e café, eles cuidam do local (limpam ,cortam lenha, cozinham, cuidam das plantas, etc.)

e assim vão reaprendendo a terem uma rotina e a conviverem em grupo. Algumas igrejas também contribuem oferecendo palestras e cursos.


O Dragão está atualmente com um projeto em mente de construírem lá mesmo uma fábrica de detergente. A fábrica, além de ser mais uma ocupação para os internos (o trabalho é muito importante na recuperação de vícios, pois além do individuo se manter ocupado, ele exerce sua autonomia e fortalece sua auto estima); será também uma maneira de gerar uma fonte de renda local (que será dividida entre os internos e também para a manutenção da casa).


Para realizar esse sonho, a Casa precisa de ajuda para a construção do espaço e para a compra da matéria prima dos produtos que serão fabricados. Material de impressão também está na lista de necessidades, para poder assim fazer e imprimir os rótulos que vão nos produtos. Além disso, a casa sempre precisa de ajuda com alimentos, material de limpeza e higiene pessoal. Qualquer ajuda é muito bem vinda!


É importante destacar que o trabalho realizado na Samaritana é de suma importância para ajudar essas pessoas a superarem seus desafios e se reintegrarem na família e na sociedade.

COMO VOCÊ PODE AJUDAR:


  • Entrando em contato com o Sementes do Bem, que está apoiando a Casa :84 9940-6258 (Emerson) | 84 991275404 (Isabelle) | 84 999861209 (Cida).


  • Divulgando esse post em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conhecer o trabalho do Sementes do Bem e da Casa de Apoio A Samaritana. No final do post existem botões de compartilhamento nas redes sociais.


  • A casa recebe doações de alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal, lençóis, etc.


  • Ajudando no que puder para a construção da fábrica de detergente ,gerando assim ocupação e renda para a casa e seus internos.(material de construção, matéria prima dos produtos, material de gráfica, impressão de rótulos e etc.)Maiores detalhes verificar diretamente com o Sementes do Bem!

#asamaritana #casadeapoio #projetoempatiarn #sementesdobem

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROJETO EMPATIA E AJUDE VOCÊ TAMBÉM!

- Conheça mais sobre as causas onde os trabalhadores atuam, descubra como você também pode ajudar, e muito mais! Visite: www.projetoempatia.com e nos ajude a divulgar o trabalho!


- Conheça mais sobre questões como pessoas em situação de dependência química clicando AQUI!

©Ana China 2021 - fotografia  |  projetoempatia

Todos os direitos reservados. Copyright anachinaphotography. Todas as imagens deste site são protegidas pelo Art. 7; inc. VII da Lei 9610/98 de direitos autorais. Nenhuma foto pode ser reproduzida sem autorização prévia.