DOAÇÃO DE LEITE MATERNO E FRASCOS DE VIDRO: LEITE DE MÃE

Fotos realizadas para campanha de doação de frascos de vidro, incentivo à amamentação e doação de leite materno. Nas fotos: Ana Lucia (Leite de Mãe) demonstrando como se retira o leite e os tipos de recipientes adequados; e mãe amamentando suas filhas gêmeas. Apoio: Loja Quatro Estações que é ponto de coleta de frascos para a campanha Leite de Mãe, e também cedeu local para realização das fotos. Todas as fotografias por: Ana China.




Todos nós sabemos que o leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata que a criança precisa. Ele é tão poderoso que muda de composição, sabor e volume durante todo o período de amamentação,(se adequando naturalmente a cada necessidade e fase do bebê.( ele se modificando inclusive do começo para o final da mamada e da manhã para a noite)

Além disso, fornecendo proteção contra doenças alérgicas e infecciosas. Não é a toa então que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) recomendam manter o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês e, após a introdução de outros alimentos, até os 2 anos ou mais.


Porém, sabemos que apesar de todas esses benefícios, infelizmente muitas mães não conseguem amamentar seus filhos por inúmeros fatores( como por exemplo no caso das crianças ou mães que estão internados ,além dos bebês prematuros e com baixo peso, que necessitam do leite, etc.)

No Brasil, cerca de 330 mil crianças nascidas a cada ano são prematuras ou têm baixo peso e precisam da doação de leite materno para sobreviver. O número representa 11% do total de crianças nascidas no país, média de 3 milhões por ano.


Por isso, a doação do leite materno é tão importante: ele salva vidas!


Entretanto, a doação além de cercada de dúvidas ,ainda esbarra em dificuldades que prejudicam o processo de coleta, doação e entrega do leite para os bebês que tanto necessitam. A maior das questões sem duvida é a FALTA DE INFORMAÇÃO!! Muitas mães sequer sabem que podem ser doadoras, e como pode esse processo ser simples .

Por outro lado, as mães que conseguem doar esbarram em outro problema: FALTA DE RECIPIENTE ADEQUEADO PARA O ARMAZENAMENTO DO LEITE, para que este seja guardado com segurança e não perca suas propriedades.

E este sério problema pode ser amenizado com um gesto muito simples: uma doação de pote de vidro.


E é ai onde entra um dos trabalhos da Ana Lucia, proprietária do LEITE DE MÃE:


A Ana é técnica de enfermagem e trabalha á muitos anos com cuidados aos bebês e suas mamães, e especialmente com o aleitamento materno. Entre seus trabalhos oferecidos, ela presta consultoria, incentiva as mães ao aleitamento, ajuda mães com dificuldade nesse processo e também as incentiva no ato da doação deste leite.


Porém, sabendo que algumas mães carentes não podem ter acesso às informações e nem condições financeiras de pagar por uma especialista que a ajude, a Ana Lucia começou a contribuir de forma voluntária e gratuita com algumas mães e isso também levantou outro ponto: a falta de recipientes para armazenar este leite!


Muitas vezes as mães querem doar, mas deixam de fazer por não terem onde colocar. E este é um assunto muito sério, pois NÃO é qualquer recipiente que pode ser utilizado para este fim.

A Ana conta que o basta foi quando precisou atender uma mãe que sofria com a mama ingurgitada pelo excesso de leite que precisou ser retirado. e infelizmente foi desperdiçado pois não tinha frasco para poder fazer a doação. Esta é uma realidade de muitos locais, inclusive no RN.


"Aquilo doeu dentro de mim. Jogar fora 200ml de leite que pode salvar a vida de um bebê cortou meu coração". Foi quando decidi começar uma busca por vidros, e incentivar a doação destes frascos."


Diante disso, a Leite de Mãe, paralelo aos seus trabalhos, iniciou uma linda campanha voluntária de incentivo á doação e coleta aos frascos de vidro. È importante frisar que esta campanha foi uma iniciativa pessoal, não ligada à nenhum órgão publico e nem privado, e nem com fins políticos ou financeiros. È um trabalho totalmente voluntário, e feito de coração, pois é uma realidade que a Ana se depara quase que diariamente.


E como gosto de frisar que a empatia é algo contagiante, a empresa QUATRO ESTAÇÕES LOJA, (moda gestantes e lactantes) está aderindo a campanha da LEITE DE MÃE, e está sendo ponto de coleta de frascos em Natal. Basta passar na loja e deixar seu frasco de vidro e salvar a vida de um bebê!!! A Ana Lucia vai periodicamente coletar os frascos e levar para quem tanto precisa!


Esses frascos são usados para armazenar o leite doado, que vai ajudar diversas instituições, hospitais e também mães que a procurem para doar o leite, para que ela e ninguém nunca mais tenha que jogar fora um alimento que salva vidas!


COMO VOCÊ PODE AJUDAR:


  • DOANDO LEITE: Se você é mãe e está amamentando, pode colaborar doando seu leite. Toda mulher saudável e que não está tomando remédio incompatível com a amamentação pode ser uma doadora. Para isso basta fazer a retirada do seu leite em casa e depois entrar em contato com o banco de leite humano mais próximo para fazer a doação.



  • DOANDO FRASCOS DE VIDRO: QUALQUER PESSOA PODE AJUDAR! Fique atento as especificações do tipo de vidro:

  1. Potes de vidro com tampa plástica ( NÃO pode ter tampa de metal ou a vácuo) pois eles não conservam as propriedades do leite).

  2. O frasco pode ter qualquer tamanho, desde que esteja inteiro, limpo e com tampa plástica, fechando bem e sem rachaduras.


  • Ponto de coleta de frascos de vidro: Loja QUATRO ESTAÇÕES moda gestante e bebê. Endereço: Av. Lima e Silva,1611. Lagoa Nova ( próx. da maternidade Promater). Telefone: (84) 2030-3713.


  • CONTATO: Se você tem duvidas quanto aos frascos ,pode entrar em contato com a Ana Lucia no telefone: (81) 9715-8531 ( O DDD é Recife, mas a Ana Lucia atualmente reside em Natal)


  • Siga a LEITE DE MÃE nas redes sociais: leitedemae


  • Ajude a divulgar essa campanha, compartilhando essa página através de nossos botões de compartilhamento abaixo:


#projetoempatiarn #aleitamentematerno #doeleitedoevida #doefrascosdevidro



©Ana China 2021 - fotografia  |  projetoempatia

Todos os direitos reservados. Copyright anachinaphotography. Todas as imagens deste site são protegidas pelo Art. 7; inc. VII da Lei 9610/98 de direitos autorais. Nenhuma foto pode ser reproduzida sem autorização prévia.