DOAÇÃO DE SANGUE E MEDULA : CAÇADORES DE MEDULA- RN

Fotos realizadas durante campanha de doação de sangue realizada pelos Caçadores de Medula. Nas fotos: Ester e voluntários em coleta de sangue no Hemovida-Natal RN. Todas as imagens foram realizadas com autorização dos voluntários doadores, bem como da equipe de profissionais do Hemovida. Imagens por: Ana China.


CAÇADORES DE MEDULA RN


O Caçadores de Medula é um projeto que surgiu através do André Torres, morador do estado do Ceará. André teve leucemia e recebeu a notícia de que precisaria encontrar um doador compatível. Sua esposa Maitê teve a ideia de "Caçar" a medula junto com seu filho que na época tinha pouco mais de 1 ano. O bebê andava pelos hemocentros e participava de campanhas carregando uma plaquinha com a frase "Caçador de Medula". O bebê caçador ficou famoso no Brasil e o seu pai (André) encontrou uma Doadora compatível.


Em março de 2020 a estudante de Psicologia Ester Figueiredo teve o anseio de criar um Instagram inspirado no Caçadores de Medula, porém, focado no estado do Rio Grande de Norte, afim de conscientizar as pessoas sobre a importância da Doação de Medula Óssea. De acordo com a estudante, a ideia surgiu devido à vivência que a mesma teve em uma pediatria oncológica.

Ela relata que vivenciou a angústia dos pacientes pela busca do tão sonhado doador compatível e aí surgiu a vontade de criar o Instagram @cacadoresdemedula_rn


Atualmente, o grupo Caçadores de Medula RN recebe o apoio de alguns amigos da criadora do perfil e de pessoas voluntárias que querem participar dos grupos de Doação de Sangue ,ou procuram informações sobre a Doação de Medula óssea . O grupo mantém uma página no instagram, onde divulga as campanhas de doação e também postam informações importantes sobre o assunto!


Para conhecer mais sobre o grupo, eu os acompanhei em uma tarde de doação no Hemovida ,em Natal-RN. É importante frisar que mesmo durante a pandemia as doações estão ocorrendo, e com todos os cuidados necessários. A pandemia inclusive afetou drasticamente as doações, e hemocentros do RN encontram-se em estado crítico. Agora mais do que nunca os doadores precisam colaborar, pois esse simples gesto pode salvar vidas!


COMO VOCÊ PODE AJUDAR?


  • Sendo um doador de sangue e medula. Existem muitas dúvidas à respeito do assunto, por isso o trabalho do grupo é tão importante para ajudar a desmistificar a doação!

  • Ajudando o grupo a divulgar o seu trabalho!!

  • Aprendendo um pouco mais sobre o assunto, e sendo também um incentivador das doações! Vou deixar aqui abaixo todas as explicações dadas pelos Caçadores de Medula para você tirar todas as dúvidas!


Vamos então aprender mais sobre DOAÇÃO DE SANGUE E DE MEDULA?

Assim você pode aprender mais, divulgar e ajudar a desmistificar o assunto!!!!


1-DOAÇÃO DE SANGUE


Onde doar sangue em Natal-RN?

-Hemonorte: (84) 3232-6701

-Hemovida: (84) 3202-4289

*Durante a epidemia os atendimentos podem ser pré-agendados por telefone, para evitar aglomeração.


Eu pago alguma taxa para doar?

Não, a doação é gratuita. Nenhuma taxa é cobrada.


Como é o procedimento?

Antes da doação o voluntário passará por uma entrevista, onde serão feitas perguntas sobre a saúde e vida do futuro doador. É MUITO importante que o doador seja SINCERO ao responder as questões, ou estará pondo em risco a vida de quem irá receber o sangue. Se o doador estiver apto, ele então será encaminhado para a coleta. O procedimento dura em torno de uns 30 minutos, e após a coleta o doador recebe um lanche no próprio estabelecimento.


Quem pode doar?

Pessoas com idade entre 16 (menores de idade devem levar o responsável) e 69 anos. Pesando acima de 50kg e que tenha se alimentado bem antes da doação.


Quem não pode doar ?

Indivíduos que não se encaixem na faixa etária de idade e peso, que tenham alguma doença incapacitante como Diabetes (controlada por medicação e insulina), doenças no sangue e outras. Além disso, quem teve Covid só pode doar após 1 mês depois do desaparecimento dos sintomas, também não podem doar as pessoas que tenham feito tatuagem e também colocado Piercing a menos de 1 ano.

Outro impasse são algumas medicações. Para maiores dúvidas é recomendado consultar no site http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/quem_nao_pode_doar.html).

Por fim, vale lembrar que grávidas também são impedidas de realizarem a Doação de Sangue.


• Quem receberá meu sangue?

Apesar de não ter como saber (a não ser que já tenha um paciente específico), quando sua bolsa fica no hemocentro ela poderá ser destinada à pacientes que fazem algum tipo de tratamento oncológico ou tratamento de doenças no sangue, pacientes que passarão por cirurgias ou sofreram alguma hemorragia.


• 5 Mitos da doação de sangue:


1. Doar sangue não engorda

2. Quem doar sangue uma vez não fica obrigado a doar sempre

3. Doar sangue não te deixa fraco (o volume retirado é pouco)

4. Doar não engrossa e muito menos afina o sangue.

5. Ao contrário do que muitos pensam, não pode doar sangue em jejum (esteja bem alimentado)


2.DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA:


A Medula Óssea é um líquido de espessura gelatinosa que fica no interior dos ossos, em maior quantidade nos ossos da região da bacia. Na medula está contida todos os componentes do Sangue como as hemácias, leucócitos, plaquetas e outros componentes.


Quando alguém tem uma doença que afeta essas células, geralmente a pessoa precisa de um transplante justamente porque a sua "fábrica" não está funcionando bem. O transplante de Medula Óssea é indicado para pacientes com diversos tipos de câncer e também doenças que atacam as células da Medula.


No Brasil há uma dificuldade gigantesca para que um paciente ache um doador de Medula compatível por diversos motivos: Tabus sobre a doação, miscigenação da população brasileira (muitas características genéticas) e outros. Para que o indivíduo encontre seu doador, atualmente há uma estimativa de 1 pessoa compatível para cada 100 mil pessoas que são doadoras. Isso ocorre porque o número de pessoas cadastradas no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) ainda é pouco.


O cadastro para ser um doador de Medula Óssea é rápido e prático. Você precisa ser maior de idade, pesar acima de 50kg e ir até o Hemocentro da sua cidade levando documento de identificação. Lá eles te direcionam para uma sala de coleta sanguínea (5ml para testes genéticos com os pacientes) e entregam um termo de compromisso explicando como será a doação e etc. Vale lembrar que você fará apenas um cadastro, o que decidirá se você fará a doação é a sua compatibilidade genética com outros pacientes. Por isso, deixe sempre os contatos atualizados para que o REDOME entre em contato caso posteriormente surja algum paciente.


Por fim, falarei sobre o processo de Doação: Digamos que você foi chamado para doar Medula Óssea, você foi chamado para dar uma nova chance de vida a alguém.

Os próximos passos serão decididos pelo médico que realizará a retirada de parte da sua medula (cerca de 10%).

Geralmente há dois tipos de retirada da Medula do Doador: Por punções no osso da bacia para retirada dessas células (procedimento feito sob anestesia e de rápida recuperação sem riscos para o doador) e por Aférese, semelhante a uma doação de sangue, onde o paciente tomará algumas medicações dias antes da doação para que as células da Medula se desloquem para a corrente sanguínea. As duas formas de Doação são seguras e o médico que escolherá qual a melhor opção para o doador.


Não esqueça: Para você são alguns minutos de Doação, para quem recebe é uma chance de viver novamente. Doar Medula Óssea é compartilhar uma parte da sua vida para alguém!


  • Qualquer dúvida sobre o processo, você pode entrar em contato pelo número (84)98788 2113 (Ester) ou pelo Instagram @cacadoresdemedula_rn


  • Agora que você já sabe mais sobre esses procedimentos e sobre o trabalho do grupo, ajude a divulgar o trabalho dos CAÇADORES DE MEDULA! Use os nossos botões de compartilhamento abaixo e compartilhe essa página em suas redes sociais!!!

©Ana China 2021 - fotografia  |  projetoempatia

Todos os direitos reservados. Copyright anachinaphotography. Todas as imagens deste site são protegidas pelo Art. 7; inc. VII da Lei 9610/98 de direitos autorais. Nenhuma foto pode ser reproduzida sem autorização prévia.